Home > Aromaterapia > Artigos  

Artigos - Aromaterapia

Formas de inalação de aromas

Os óleos essenciais podem ser inalados por dois meios:

 

• Seco: basta pingar 5 gotas do óleo essencial adequado num lenço de flanela e aspirar. É um método apropriado para os cuidados das vias respiratórias, combatendo, por exemplo, tosse e resfriados.

• Úmido: pingue de 3 a 6 gotas de óleo essencial em 2 litros de água quente o suficiente para evaporar (cuidado: a água não deve estar fervendo, pois pode ferir o usuário). Feche bem os olhos e, com uma toalha, cubra a cabeça e a tigela com a água. Aspire entre 5 e 10 minutos. Esta técnica, chamada de sauna facial, é indicada para a limpeza da pele.

Importante: muito cuidado ao utilizar a técnica da inalação com crianças. Você deve supervisionar o tratamento durante todo o tempo — jamais deixe uma criança sozinha com uma bacia de água quente. E use, no máximo, 3 gotas de óleo essencial para cada 2 litros de água.

 

Alta temperatura

A sauna favorece a eliminação de toxinas da pele e descongestiona o sistema respiratório. Os óleos essenciais puros (sem serem diluídos em álcool) são os melhores para se utilizar durante uma sauna.

Importante: nunca pingue óleos essenciais diretamente sobre as pedras da sauna, pois são inflamáveis. Em uma concha com água, aplique de 2 a 5 gotas e jogue essa mistura sobre as pedras.

Os melhores óleos essenciais para a sauna são os herbais, como eucalipto, citronela, capim limão e alecrim, e os cítricos, como mandarina, limão, laranja e toranja. Todos eles agem como expansivos do trato respiratório e evocam sensações que combinam com o calor e o vapor. Já os aromas florais ou lenhosos, como a rosa e o sândalo, são inadequados, pois dificultam a respiração e provocam enjôo.

Voltar

  

 

  

 

Web Designer Silvia Schaefer                                                                                                                 versão 2007